domingo, 30 de janeiro de 2011

Fête des Lumières

Ontem foi o meu primeiro dia como Lyonense! Para marcar esse dia, nada melhor do que falar sobre a mais tradicional festa de Lyon, a Fête des Lumières. Tive o imenso prazer de testemunhar esse evento que ocorre todos os anos no dia 8 de dezembro desde 1852!


LA GRANDE ROUE - Place Bellecour



















Um Pouco de Historia

Em 1850, as autoridades religiosas lançaram um concurso para criar uma estátua concebida como um sinal religioso no cume da colina Fourvière.


Um ano depois, o concurso foi vencido pelo escultor lyonense Fabisch, e a data de 8 de setembro de 1852 escolhida para a sua inauguração. Mas no mês de agosto, o rio Saone transbordou e inundou o canteiro onde a estátua deveria ser construída.

A inauguração foi então adiada para o dia 8 de dezembro, festa da Imaculada Conceição. No mesmo dia, os jornais anunciavam o programa para a noite e toda a cidade estava se preparando para o evento. Alguns até pretendiam iluminar as fachadas de suas casas com velas.

Mas o tempo voltou a atrapalhar os festejos, forçando as autoridades religiosas a adiar a inauguração para o dia 12 de dezembro. Apesar deste adiamento, o entusiasmo dos Lyonenses não se alterou.

As 18h, as primeiras janelas se iluminaram e as 20h, toda a cidade estava iluminada. Grande parte da população saiu às ruas, e alegres e esperançosos, admiravam-se com o gesto espontâneo e comunicativo. As autoridades religiosas seguiram o movimento e a Capela de Fourvière surgiu no meio da noite. Naquela noite, uma verdadeira festa nasceu!


Desde então, a cada ano que passa, no 8 de dezembro, os Lyonenses colocam velas em suas janelas e se reúnem para andar pelas ruas da cidade.


A Festa

Com duração de quatro noites, de 8 a 11 de dezembro de 2010, a festa teve cerca de oitenta instalações luminosas e eventos paralelos espalhados por toda a cidade que literalmente pára durante a festa. Todo o centro histórico fica fechado para a circulação de veículos para permitir a circulação, a pé, dos mais de quatro milhões de visitantes que a cidade recebe nessas quatro noites.


DIX TIPIS SUR LES BERGES - Terrasses de la Guillotière






HOMMAGE A BARTHOLDI, PLACE A LA FONTAINE - Place des Terreaux






PERSPECTIVES LYRIQUES - Place des Célestins


LA SOURCE DE LA LUMIÈRE - Place des Jacobins


PAILLES-EN-QUEUE, FLAMANTS ROSES ET LAMPOUNETTES - Rue de la République


OVO -Esplanade du Gros Caillou

LES ECO-ENVAHISSEURS - Montée de la Grande Côte


A Fête des Lumières faz também a festa dos fotógrafos e metidos a fotógrafo. Não foi fácil escolher algumas poucas fotos para ilustrar este post. Além da invasão de visitantes que tomam conta das ruas da cidade, a quantidade de tripés é impressionante! Para qualquer lado que se olhe tem alguém com um tripé. E olha que não é uma tarefa fácil utilizar um tripé no meio daquela multidão.

Enfim, fica a dica para quem for a França nessa época. Vale a pena dar uma conferida na Fête des Lumières!

Referencia e mais informações no site oficial http://www.fetedeslumieres.lyon.fr/




Nenhum comentário:

Postar um comentário