Ontem foi o meu primeiro dia como Lyonense! Para marcar esse dia, nada melhor do que falar sobre a mais tradicional festa de Lyon, a Fête des Lumières. Tive o imenso prazer de testemunhar esse evento que ocorre todos os anos no dia 8 de dezembro desde 1852!
LA GRANDE ROUE - Place Bellecour |
Um Pouco de Historia
Em 1850, as autoridades religiosas lançaram um concurso para criar uma estátua concebida como um sinal religioso no cume da colina Fourvière.
Um ano depois, o concurso foi vencido pelo escultor lyonense Fabisch, e a data de 8 de setembro de 1852 escolhida para a sua inauguração. Mas no mês de agosto, o rio Saone transbordou e inundou o canteiro onde a estátua deveria ser construída.
A inauguração foi então adiada para o dia 8 de dezembro, festa da Imaculada Conceição. No mesmo dia, os jornais anunciavam o programa para a noite e toda a cidade estava se preparando para o evento. Alguns até pretendiam iluminar as fachadas de suas casas com velas.
Mas o tempo voltou a atrapalhar os festejos, forçando as autoridades religiosas a adiar a inauguração para o dia 12 de dezembro. Apesar deste adiamento, o entusiasmo dos Lyonenses não se alterou.
As 18h, as primeiras janelas se iluminaram e as 20h, toda a cidade estava iluminada. Grande parte da população saiu às ruas, e alegres e esperançosos, admiravam-se com o gesto espontâneo e comunicativo. As autoridades religiosas seguiram o movimento e a Capela de Fourvière surgiu no meio da noite. Naquela noite, uma verdadeira festa nasceu!
Desde então, a cada ano que passa, no 8 de dezembro, os Lyonenses colocam velas em suas janelas e se reúnem para andar pelas ruas da cidade.
A Festa
Com duração de quatro noites, de 8 a 11 de dezembro de 2010, a festa teve cerca de oitenta instalações luminosas e eventos paralelos espalhados por toda a cidade que literalmente pára durante a festa. Todo o centro histórico fica fechado para a circulação de veículos para permitir a circulação, a pé, dos mais de quatro milhões de visitantes que a cidade recebe nessas quatro noites.
DIX TIPIS SUR LES BERGES - Terrasses de la Guillotière |
HOMMAGE A BARTHOLDI, PLACE A LA FONTAINE - Place des Terreaux |
PERSPECTIVES LYRIQUES - Place des Célestins |
LA SOURCE DE LA LUMIÈRE - Place des Jacobins |
PAILLES-EN-QUEUE, FLAMANTS ROSES ET LAMPOUNETTES - Rue de la République |
OVO -Esplanade du Gros Caillou |
LES ECO-ENVAHISSEURS - Montée de la Grande Côte |
A Fête des Lumières faz também a festa dos fotógrafos e metidos a fotógrafo. Não foi fácil escolher algumas poucas fotos para ilustrar este post. Além da invasão de visitantes que tomam conta das ruas da cidade, a quantidade de tripés é impressionante! Para qualquer lado que se olhe tem alguém com um tripé. E olha que não é uma tarefa fácil utilizar um tripé no meio daquela multidão.
Enfim, fica a dica para quem for a França nessa época. Vale a pena dar uma conferida na Fête des Lumières!
Referencia e mais informações no site oficial http://www.fetedeslumieres.lyon.fr/
Nenhum comentário:
Postar um comentário